Uma Vida erguida sob os pilares da religião, da família e da poesia.
Vida/vivida com caráter, dignidade, ética, generosidade e lealdade aos amigos.


Nasceu no Recife em 21 de julho de 1924. Passou parte da infância no antigo Engenho da Torre e no Rio de Janeiro, para onde foram seus pais, Lilia Araújo Barreto Campello e o Jurista Francisco Barreto Campello e seus doze irmãos. Retornou à cidade natal onde casou com o Engenheiro e Fotógrafo Prof. José Otávio de Melo, oito filhos, engenheiros,arquitetos, médicos e advogado, todos herdaram dons artísticos que já estão sendo passados para seus dezesseis netos. Católica praticante.

Diploma de Bacharel em Letras Clássicas e de Licenciada em Didática de Letras Clássica, pela Faculdade de Filosofia de Filosofia do Recife, e Pós-Graduação com os Cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento em Literatura e Língua Portuguesa, pela UFPE, Jornalista profissional, redatora do Serviço Público, Técnica em Comunicação Social, na SUDENE, Professora de Latim, de Português, de Literatura Portuguesa e Brasileira.

Curso de Língua Portuguesa (APL); Dinâmica de Comunicação (AIP); Literatura Brasileira Contemporânea; de Relações Humanas no Trabalho(AIP); Elaboração Administração e Avaliação de Projetos (SUTEPE); Ciclo de Conferências sobre Segurança Nacional e Desenvolvimento (ADESG); Seminário de Literatura Brasileira sobre Romance Português (UNIV.RECIFE); e Cerimonial de Conduta do Profissional na Sociedade (Nelson Speers – FATfH & WORK); Aplicação da Psicologia à Direção Pessoal (Myra e Lopes - SESI).

Trabalhou no Jornal do Comercio, nos anos 60, apresentando na edição de domingo,uma página inteira, que se chamava " NOSSA PÁGINA" onde escrevia além de literatura temas gerais, durante 4 anos, deixou o jornal para trabalhar, como técnica em Comunicação Social, na SUDENE, onde trabalhou durante vinte e cinco anos, que exigia dedicação exclusiva, mas continuou como colaboradora do JC no antigo suplemento cultural, na área de literatura.

Técnica em Assuntos Culturais da FUNDARPE e como Chefe do Serviço da Delegacia do MEC em Pernambuco.

Membro da Academia Pernambucana de Letras – Cadeira de nº 29
Acadêmica Emérita da Academia de Artes e Letras de Pernambuco

Mantém participação em encontros, Congressos e Seminários de Jornalismo, Comunição e Literatura e em inúmeras Comissões Julgadoras de Concursos, além de proferir palestras e participar de debates sobre literatura.

Atualmente, é Coordenadora de Literatura na Associação “Arte Vida” e participa de palestras e teatralizações em eventos culturais.

É Consultora Literária do Programa Academia/Escola e participa da Comissão de Lingüística, da Academia Pernambucana de Letras - APL.

Aos 80 anos mantém uma vitalidade, uma força e uma coragem juvenil.

FAMÍLIA BARRETO CAMPELLO DE MELO